Serviço Nacional de Saúde
Comunidade 1 722 150
Comunidade

Com uma área de abrangência que se estende do extremo norte do país até à região centro e sendo a unidade de saúde de referência para cerca de 3 milhões de pessoas, o Centro Hospitalar de São João (CHSJ) desempenhou, desde a sua génese, um papel fulcral no desenvolvimento do país.

Procurando estreitar relações com a sua comunidade, diversas associações de Utentes e amigos do CHSJ têm surgido à margem da atividade assistencial da instituição, com o intuito de levar mais longe a ação hospitalar e a sua área de intervenção.

Com diferentes objetivos, todas nasceram sob o desígnio da união de esforços para fazer à face aos vários desafios sentidos pelos utentes, sejam de ordem material, física ou informacional. Contabilizando já centenas de famílias apoiadas desde 2009, a associação Bebés de São João, dedica-se à doação de bens essenciais ao adequado crescimento dos bebés que nascem no CHSJ, bem como dos seus irmãos e familiares.

A Liga dos Amigos do Hospital de São João, tem como objetivo a angariação de fundos para apoiar quer o CHSJ, quer os seus utentes, atuando ao nível da colmatação de necessidades materiais.

A Associação de Dadores do Banco de Sangue do São João pretende responder às várias solicitações que chegam do exterior do Hospital para a organização e recolhas externas de sangue e para promover a realização de ações de educação e sensibilização.

A Associação Humanitária “Um Lugar para o Joãozinho", trabalha diariamente na recolha de fundos para a construção no Hospital Pediátrico Integrado do CHSJ. A Casa Ronald McDonald do Porto, inaugurada em novembro de 2013, é uma “casa longe de casa” que acolhe gratuitamente os familiares das crianças carenciadas que se deslocam da sua residência habitual para tratamento no CHSJ.