Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

SECSJ

 

Designação do projeto: Segurança da Informação (Gestão de Identidades) e Mecanismos de Controlo de Interoperabilidade entre Aplicações e SLAs

Código do projeto: POCI-05-5762-FSE-037976

Objetivo principal: Melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como a sua utilização e qualidade

 

Data de aprovação: 2018-02-27

Data de início: 2016-10-01

Data de conclusão: 2017-07-31

 

Descrição:

O CHSJ tem vindo ao longo de tempo a informatizar várias áreas de especialidades clínicas com soluções departamentais que interagem com os sistemas centrais. As tecnologias ao nível dos equipamentos médicos também têm sofrido de grande evolução e a sua integração com os sistemas de informação têm vindo a ser uma demanda.
Desta forma, e decorrente do facto de nunca ter sido realizado um estudo de diagnóstico da situação atual, da maturidade, estádio desejado e gap analysis, e dado o crescimento dos sistemas nos últimos anos, considera-se de grande importância identificar as áreas de maior criticidade permitindo ao CHSJ a elaboração de um plano de ação sustentável e que prioritize as iniciativas para melhoria dos riscos de segurança que sejam mais críticos para a segurança de informação dos seus sistemas.

 

Objetivos:

Com o Subprojeto A pretendemos conhecer o estado de maturidade da segurança dos sistemas de informação e prioritizar as iniciativas necessárias à melhoria da segurança de informação dos sistemas do CHSJ. Adicionalmente, e dada a dimensão do hospital e o número de utilizadores dos sistemas de informação, definir linhas prioritárias de ação nas áreas de gestão de identidades, implementação de mecanismos de controlo e métodos de autenticação com cartão de cidadão ou tecnologias equivalentes.

Com o Subprojeto B pretendemos melhorar a gestão de serviços de integração dos sistemas clínicos, bem como facilitar a gestão dos níveis de serviço dos fornecedores de TIC do CHSJ.

 

Resultados:

O projeto pretende ao nível dos resultados colmatar as questões identificadas no diagnóstico através da contratação de serviços especializados e do envolvimento de recursos humanos do CHSJ, especialmente, do Serviço de Gestão de Informação.
Adicionalmente, o envolvimento próximo dos recursos humanos com as equipas externas visa aumentar o know-how da nossa equipa, permitindo melhorar os serviços informáticos que são prestados à Instituição e seus utentes, bem como facilitar a sustentabilidade do projeto e incorporação de boas práticas no dia-a-dia do pessoal da Instituição.

Barra COMPETE FSE