Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Unidade de Hospitalização Domiciliária

UnidHospDomiciliaria_medida nova

Data de Criação – 2 de maio de 2019

Coordenador da Unidade – Carlos Dias

Enfermeiro Responsável – Miguel Santos

O hospital de agudos representa o paradigma atual e o gold standard dos cuidados de saúde para os doentes agudos ou gravemente doentes.

Devido ao aumento da esperança média de vida, assiste-se ao envelhecimento da população e ao acréscimo da prevalência das doenças crónicas. Esta situação traduz-se numa sobrelotação dos serviços de urgência e de camas disponíveis para internamento de doentes agudos.

A prestação de cuidados de saúde através da hospitalização domiciliária inova sobretudo na organização e na forma de disponibilização do acesso aos cuidados, simplificando e ajustando às reais necessidades de cuidados.

A Hospitalização Domiciliária enquanto modelo de prestação de cuidados em casa, afigura-se como uma alternativa ao internamento convencional, proporcionando assistência contínua e coordenada aos cidadãos que, requerendo admissão hospitalar para internamento, cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos que permitem a sua hospitalização no domicílio, sob a responsabilidade dos profissionais de saúde que constituam uma Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), com a concordância do cidadão e da família.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) é uma unidade específica de tratamento de doentes que voluntariamente aderiram à hospitalização domiciliária.

Os Cuidados de Hospitalização Domiciliária são cuidados ativos, coordenados pela UHD, e prestados por unidades e equipas específicas no domicílio, a doentes referenciados para o efeito, livre e conscientemente, com o principal objetivo de promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

Tendo em consideração a sua missão, o CHUSJ criou a UHD com o principal objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes, uma vez que viabiliza o internamento no domicílio sob a vigilância de uma equipa de profissionais de saúde, sempre de acordo com a vontade do utente e da sua família.

A UHD funciona 24 horas, 7 dias por semana, nos 365 dias do ano, em regime de presença física e/ou prevenção (médico e enfermeiro).