Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Grupo Cultural e Recreativo do São João

Grupo Cultural e Recreativo

Data de Criação - 12 de maio de 1998
Responsável - Maria do Céu Calheiros

A vida dos profissionais de saúde é de tal maneira abrangente, exigente e intensa, que necessita de uma valorização dos espaços informais para repor os equilíbrios e contribuir para uma estabilidade que ajude na diminuição dos conflitos.

Neste sentido, em 1998, tendo por objetivo realizar iniciativas para comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro, foi enviado um ofício aos enfermeiros-chefes do Centro Hospitalar Universitário São João, no qual era perguntado o seguinte:

Para além da arte de cuidar, que outras artes possuíam os enfermeiros da equipa?

A taxa de resposta foi surpreendente, sendo que o empenho dos enfermeiros e adesão à ideia possibilitou comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro com diversas iniciativas como:
• Exposição de trabalhos fotográficos;
• Exposição de pintura;
• Exposição de escultura;
• Espetáculo cénico e musical.

Foi um dia de festa e de encontro entre gerações de enfermeiros de que resultou um melhor conhecimento entre todos e uma partilha de dotes artísticos. 
Assim nasceu, em 12 de maio de 1998, o Grupo Cultural e Recreativo dos Enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário São João.

Em 1999 decidiu-se abrir a participação a elementos dos diferentes grupos profissionais e, por tal facto, passou a designar-se pela atual denominação de Grupo Cultural e Recreativo do CHUSJ. Na composição atual do Grupo participam enfermeiros, assistentes técnicos, assistentes operacionais, membros do voluntariado e da comunidade extra hospitalar.