Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Coagulopatias Congénitas

Coagulopatias Congenitas_a

Responsável: Susana Nobre Fernandes

SF

Contactoscoagulopatiascongenitas@chsj.min-saude.pt 

Descrição da atividade: A gestão clínica de pessoas com coagulopatias congénitas é uma área complexa e que necessita de uma abordagem multidisciplinar. A exigência de recursos com elevada qualidade e experiência, em patologias hemorrágicas de baixa prevalência e com custos elevados, implica a concentração de equipas multidisciplinares experientes e recursos tecnológicos altamente diferenciados, capazes de prestar cuidados de saúde integrados, de acordo com os mais elevados padrões da qualidade, em conformidade com a evidência clínica disponível e com as normas em vigor. A estratégia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), relativamente ao tratamento das pessoas com coagulopatias, tem sido a disponibilização para o seu atendimento, quer para o diagnóstico inicial, quer para o seu seguimento, em ambiente de urgência ou de forma programada (incluindo a realização de manobras invasivas), 24h/dia, 365 dias/ano.

O objetivo deste Centro de Referência (CR) é garantir cuidados altamente especializados no tratamento de Coagulopatias Congénitas, com elevados níveis de competência, excelência e rigor, beneficiando de uma abordagem multidisciplinar assente centralmente em recursos da: Imunohemoterapia, Ortopedia e Medicina Física e de Reabilitação, e de forma alargada em equipa multiprofissional abrangente, sempre com respeito pelo princípio da humanização e o posicionamento do doente e da família no centro de tomada de decisões. Visa também a  garantia da promoção da prevenção e do diagnóstico precoce, e ainda a formação pré e pós-graduada e a investigação clínica, em colaboração com outros Serviços e Instituições nacionais e estrangeiras.

 

SERVIÇOS

 

EQUIPA

Temos uma equipa, de profissionais diferenciados e com elevada experiência nesta área, incluindo médicos de Imunohemoterapia, técnicos de análises clínicas e saúde pública e uma equipa de enfermagem dedicada, bem como uma equipa multidisciplinar de especialidades médicas e cirúrgicas que permitem o seguimento destas pessoas e disponibilizando também o seu tratamento adequado, nomeadamente, através de produtos derivados do sangue/recombinantes, seguros e eficazes.

 

GUIA DE ACOLHIMENTO

Guia de Acolhimento do Centro de Referência de Coagulopatias Congénitas do CHUSJ

 

RECOMENDAÇÕES

 

LOCALIZAÇÃO

 

LINKS ÚTEIS:

Cartão de Pessoa com Doença Rara: https://www.dgs.pt/paginas-de--sistema/saude-de-a-a-z/cartao-da-pessoa-com-doenca-rara.asp   

APH- http://aphemofilia.pt/ 

 

NOTÍCIAS

Proximidade ao utente e acesso aos cuidados são aposta do Centro de Referência de Coagulopatias Congénitas