Aplicação para apoio à prescrição da Heparina do São João distinguida com 1º prémio

26 de Novembro de 2013
Servico de imunohemoterapia 1 1024 550

O Serviço de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar de São João arrecadou o primeiro prémio na categoria de Comunicações orais do VIIIº Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Imuno-hemoterapia.

O projeto premiado é o desenvolvimento da primeira aplicação portuguesa de Smartphone para a monitorização de Heparina.

O Serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar de São João juntou-se à IT Sector – Sistemas de Informação, SA para criar uma ferramenta eletrónica cujo objetivo é auxiliar os profissionais de saúde no processo de prescrição da dosagem de Heparina nos mais variados contextos clínicos.

A app foi gratuitamente disponibilizada, no final de Março de 2013, na App Store e no Google Play, para todos os profissionais de saúde que a queiram utilizar.

De acordo com o Professor Fernando Araújo, Diretor do Serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar de São João e gestor do projeto: “A Heparina não fracionada possui uma janela terapêutica reduzida e quando usada por via endovenosa o seu efeito apresenta grande variabilidade individual pelo que os seus níveis de aPTT devem ser cuidadosamente monitorizados.”

“Os normogramas baseados no peso do doente foram desenvolvidos para facilitar o ajuste da prescrição, melhorando a eficácia e a segurança, permitindo atingir de forma mais rápida, níveis terapêuticos de aPTT, o que se traduz em menor número de eventos tomboembólicos recorrentes”, explicou ainda o Diretor de Serviço.

A aplicação tem ainda a capacidade de fornecer informação sobre trombocitopenia induzida pela heparina e resistência à heparina.
Até Setembro de 2013 (apenas em cerca de 6 meses após a sua disponibilização) já tinham sido efetuados cerca de mil downloads da aplicação, sendo que 85% correspondem a utilizadores portugueses, 10% brasileiros e 5% a utilizadores de outros países (Alemanha, Angola, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Croácia, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Jordânia, México, Moçambique, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suíça e Turquia).