Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

CHUSJ nas redes europeias de referência

15 de Fevereiro de 2021
Ern site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) obteve opinião favorável por parte de seis redes europeias de referência (RER) para ser nelas incluído como membro efetivo na qualidade de healthcare provider:

Endo-ERN (European Reference Network on endocrine conditions) - Coordenadora: Dra. Elisabete Rodrigues;
ERN GENTURIS (European Reference Network on genetic tumour risk syndromes)
- Coordenadora: Dra. Fátima Carneiro;
ERN GUARD-HEART (European Reference Network on diseases of the heart)
- Coordenadora: Profª Doutora Maria João Baptista;
ERN-LUNG (European Reference Network on respiratory diseases)
- Coordenadora: Profª Doutora Maria João Baptista;
ERN PAEDCAN (European Reference Network on paediatric cancer (haemato-oncology)
- Coordenadora: Dra. Maria do Bom-Sucesso;
ERN VASCERN (European Reference Network on Rare Multisystemic Vascular Diseases)
- Coordenadora: Dra. Maria do Bom-Sucesso;

As redes europeias de referência (RER) são redes que envolvem profissionais de saúde de toda a Europa. Têm por objetivo lutar contra as doenças e patologias complexas ou raras que exigem tratamento altamente especializado e concentração de conhecimentos e recursos.

Nenhum país, de forma isolada, dispõe de capacidade para tratar todos os doentes com as múltiplas doenças raras e complexas. Contudo, através da cooperação e da troca de conhecimentos com potencial para salvar vidas a nível europeu e através das RER, garante-se que os doentes de toda a UE terão acesso aos melhores especialistas, dando assim cumprimento à Diretiva 2011/24/EU sobre os direitos dos doentes nos cuidados transfronteiriços.

A próxima etapa do processo de avaliação destas candidaturas é da responsabilidade da Comissão Europeia, mediante uma estrutura que é independente das próprias redes, e pode incluir uma auditoria presencial no CHUSJ. Espera-se que este processo de avaliação esteja concluído, e o seu resultado seja conhecido, até ao fim da primavera de 2021.

Adicionalmente o CHUSJ está a trabalhar no seu efetivo reconhecimento para integração na rede EPIcare (European Reference Network for rare and complex epilepsies), em parceria com outros centros nacionais.

Ficaremos assim reconhecidos, de forma inovadora e altamente prestigiante, como elementos com competências em seis redes europeias de referência, adicionalmente à METABERN, da qual já faz parte o Centro de Referência em Doenças Hereditárias do Metabolismo do CHUSJ desde 2017(Dra. Esmeralda Rodrigues é a representante do CHUSJ nesta rede europeia).