São João integra equipa vencedora do Digital Innovation Challenge

29 de Março de 2021
Digital innovation challenge2 site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi o vencedor do Digital Innovation Challenge (promovido pela Microsoft e Unipartner), em equipa com Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e com o Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental (ACES).

A ideia 'ir à procura de doentes não covid' proposta pela equipa consistiu em "definir um projeto que permita a caracterização do universo de utentes que não estão a ser referenciados para o CHUSJ e desses analisar na população seguida pelo ACES Porto Oriental para identificar situações que carecem, com prioridade, de referenciação. O Projeto definido pretende ainda promover iniciativas pró-ativas de contacto com os utentes para identificar os casos clínicos mais urgentes, numa perspetiva de prestação de cuidados integrados entre o ACES e o CHUSJ focada no utente", explica Maria João Campos, diretora do Centro de Gestão da informação do CHUSJ.

Este desafio surgiu com o objetivo de melhorar a automação de pequenos e médios processos de negócio, assim como de processos colaborativos nas instituições. Para acelerar este percurso é necessária uma gestão bem-sucedida da inovação através da capacitação das equipas de negócio, de modo a conhecerem o potencial das ferramentas digitais com vista a proporem ideias e criar novos produtos, liderando a inovação nas suas áreas de atuação lado a lado com quem as implementa.

O Digital Innovation Challenge, teve por base o modelo de um Hackathon (maratona de programação), em formato digital. Tratou-se de um Workshop sobre o Power Platform e aplicação do conhecimento adquirido em casos reais de cada organização participante.