Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

São João inaugura unidade de hemodiálise para doentes em ambulatório construída de raiz para funcionar como Centro de Responsabilidade Integrada

28 de Abril de 2021
Inaugura  o do centro de hemodi lise 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) inaugurou hoje uma nova Unidade de Hemodiálise para doentes em ambulatório, localizada no seu Pólo de Valongo. Trata-se da primeira Unidade de Hemodiálise integrada num Centro de Elevada Diferenciação em Nefrologia de um hospital público, construída de raiz para funcionar com um modelo de gestão de Centro de Responsabilidade Integrada (CRI), que lhe conferirá maior flexibilidade e autonomia.

A Unidade vai servir preferencialmente às pessoas com patologia renal crónica residentes no Concelho de Valongo e irá dispor para o efeito de 24 postos de tratamento, distribuídos por duas salas independentes, onde poderão ser tratados cerca de 140 doentes, com as técnicas de Hemodiálise mais avançadas, baseadas na hemodiafiltração on-line.

Trata-se da primeira Unidade de Hemodiálise do concelho de Valongo, representando uma mais-valia importante para os doentes que residem neste concelho, bem como nos concelhos limítrofes da Maia, Gondomar e Porto, por permitir o seu tratamento, com qualidade e segurança, num regime de proximidade.

A Unidade funcionará como uma extensão do Serviço de Nefrologia do CHUSJ, que é um Centro de Elevada Diferenciação em Nefrologia reconhecido pela Direção-geral da Saúde (DGS) desde 2008, vocacionado para a Gestão Integrada da Doença Renal Crónica. O Serviço de Nefrologia do CHUSJ dispõe de todas as valências da especialidade, que o colocam numa posição de destaque nacional e internacional em termos de oferta clínica e de produção científica. Para além da consulta externa, do internamento, da urgência e de técnicas diagnósticas, o Serviço de Nefrologia integra o Centro de Referência de Transplante Renal do CHUSJ, que é responsável pela realização de 70 a 80 transplantes renais por ano, detém a maior unidade de Diálise Peritoneal do país, onde são acompanhados cerca de 100 doentes em tratamento domiciliário, e inclui uma unidade de Hemodiálise que passará a ficar exclusivamente vocacionada para o tratamento de doentes agudos/urgentes e doentes internados.

Estando integrado num Hospital universitário, a componente de ensino e investigação está muito presente na atividade regular do Serviço de Nefrologia do CHUSJ, que assegura o ensino pré-graduado em nefrologia, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e que é sede da primeira Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Nefrologia da Fundação para a Ciência e Tecnologia, responsável por investigação clínica e de translação em Nefrologia, que se desenvolvem atualmente em parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), da Universidade do Porto.

A inauguração desta unidade contou com a presença de Diogo Serras Lopes, Secretário de Estado da Saúde.

Secretario de estado da sa de recebido pelo presidente da c mara municipal de valongo e presidente do ca chusj 1 1024 2500
Descerramento da placa inaugurativa 1 1024 2500
Presidente do ca mostra nova unidade aos convidados 1 1024 2500
Secret rio de estado da sa de visita novo centro de hemodi lise 1 1024 2500
Comitiva visita novo centro de hemodi lise do chusj 1 1024 2500
Sala de hemodi lise do novo centro de hemodi lise do chusj 1 1024 2500
Novo centro de hemodi lise do chusj situa se no polo de valongo 1 1024 2500