Projeto do São João foi galardoado com o prémio BI-Award

28 de Maio de 2021
Bi award site 1 1024 550

O projeto do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), intitulado Safer ganhou o prémio BI-Award.

O Safer resulta duma parceria entre o CHUSJ, ARS Norte e ACES Porto Oriental e visa identificar as pessoas que precisam de cuidados de saúde e que no ano de pandemia não recorreram à atividade programada do SNS, realizando uma identificação pró-ativa para referenciação Rápida e Segura de utente não COVID.

"Pretende-se através de processos de inteligência artificial, no universo de utentes do ACES Porto Oriental e com as características identificadas como ausentes na referenciação no hospital, encontrar uma população potencialmente necessitada de cuidados de saúde, como as pessoas com Doenças Crónicas Não Transmissíveis ou aquelas com contactos urgentes incidentais e que não tiveram acesso a cuidados programados de saúde", explica Afonso Pedrosa, diretor da Unidade de Desenvolvimento de Software do CHUSJ.

Afonso Pedrosa afirma ainda que "através da utilização de meios tecnológicos automáticos como voicebot ou outros procura-se validar através de questionários de prioritização clínica a necessidade de chamar os utentes, decidindo depois da necessidade de acompanhamento no Centro de Saúde ou no Hospital."

Este projeto está pensado numa perspetiva de escalabilidade a nível do SNS, a partir da prova de conceito a realizar com o ACES Porto Oriental.