Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Apresentado o Repositório Clínico Digital do São João

07 de Junho de 2021
Repositorio clinico digital site 1 1024 550

O Projeto do Repositório Clínico Digital do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), (operação SAMA 2020 POCI-02-0550-FEDER-012415), desenvolvido pelo CHUSJ em cooperação com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), foi hoje apresentado aos organismos do Ministério da Saúde (MS), numa sessão dinamizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS) e pelo CHUSJ.

A sessão contou com a participação do Diretor Geral da DGLAB, Silvestre Lacerda, que ressalvou a importância dos resultados do projeto no contexto da modernização administrativa dos arquivos da AP, congratulando-se com o trabalho desenvolvido em conjunto por ambas as entidades. A apresentação do projeto foi realizada pelas diretoras do Centro de Gestão da Informação, Maria João Campos e do Serviço de Arquivo do CHUSJ, Fernanda Gonçalves, que destacaram os principais resultados do projeto e do seu potencial para a modernização da gestão dos arquivos da Saúde. Os resultados do projeto traduzem-se na disponibilidade da informação aos clínicos, de forma integrada com as ferramentas de processo clínico eletrónico do MS, passando os registos que até agora estavam em papel a estar disponíveis 24h/7. Os objetivo do projeto prendem-se com o esforço da desmaterialização como investimento no futuro digital dos utentes, com particular foco para utentes pediátricos, com a segurança da informação, sendo de referir a valorização da função dos serviços de informação no desempenho organizacional e atividade clínica, numa abordagem multidisciplinar.

A SGMS, enquanto Instituição responsável pela coordenação do Sistema de Arquivos e Bibliotecas do MS assinalou fortes mais-valias do projeto, reconhecendo que é de toda a importância disseminar esta boa-prática, tendo em vista, igualmente, o potencial de replicação nos Serviços e Organismos do Ministério da Saúde (MS).

A sessão foi encerrada pelo Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo que focou na sua intervenção a importância estratégica do projeto de repositório do CHUSJ, na perspetiva institucional, tendo dado nota do reconhecimento internacional do projeto, divulgado como caso de sucesso pelo Connecting Europe no que se refere à solução eArchiving de Repositório implementada.