CHUSJ realiza técnica de Colonografia por Tomografia Computadorizada

18 de Junho de 2021
Colonografia digital site 1 1024 550

O Serviço de Radiologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) iniciou recentemente a realização da técnica de Colonografia por Tomografia Computadorizada (TC) ou colonoscopia virtual. Esta técnica indolor permite detetar pólipos no colon de forma rápida, segura e sem anestesia.

De acordo com José Miguel Pereira, médico Radiologista do CHUSJ, "trata-se de uma técnica realizada com tomografia computadorizada que permite examinar o colon, nomeadamente avaliar a existência de pólipos. É necessária preparação do intestino semelhante à utilizada na colonoscopia convencional. O exame é realizado sem anestesia. Durante o exame é introduzida uma pequena cânula através do reto que permite a insuflação do colon com o gás dióxido de carbono. De seguida são adquiridas imagens de todo o intestino com TC de baixa dose. O exame tem uma duração inferior a 10 minutos e é praticamente indolor.

"As principais vantagens da realização deste exame prendem-se com a ausência de anestesia, com um menor risco (praticamente nulo) de perfuração do colon, menor custo financeiro e menor tempo de realização. Esta técnica permite efetuar um maior número de exames atendendo às vantagens mencionadas, sobretudo à rapidez e ausência de anestesia. A sua acuidade diagnóstica é semelhante à da colonoscopia convencional. Nos casos positivos, em que se deteta uma lesão suspeita, será necessária a realização de colonoscopia convencional para remoção da lesão. Contudo, isto acontece em menos de 10% dos doentes que realizam este exame", explica o clínico.