D. Américo Aguiar foi nomeado Provedor do Doente do CHUSJ

25 de Junho de 2021
Site 1 1024 550

D. Américo Aguiar foi nomeado Provedor do Doente do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ).

Pela primeira vez em mais de 60 anos, o CHUSJ cria, em nome do interesse público, a figura do Provedor do Doente, com o objetivo de contribuir para um hospital mais participado, que ouve e dá voz dos seus doentes.

Abrindo-se à sociedade civil e articulando esforços para responder às necessidades dos cidadãos, o CHUSJ procura reforçar o sentimento de confiança e satisfação dos seus utentes pelos cuidados assistenciais prestados.

De acordo com o perfil definido, o Provedor do Doente irá promover a defesa do interesse dos doentes, bem como ouvir e propor iniciativas sobre a prestação de cuidados, no quadro dos direitos e deveres dos doentes do SNS.

Personalidade de reconhecido mérito pessoal e profissional, com histórico de intervenção cívica, o Provedor do Doente do CHUSJ desenvolverá as suas funções de forma graciosa e com a estreita colaboração do Serviço de Humanização.

D. Américo Aguiar recebeu em 2017 a Medalha de Mérito do Ministério da Saúde pelo trabalho desenvolvido na área do voluntariado.

Para além de Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar é também Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimedia e foi responsável da Irmandade dos Clérigos, bem como ocupou vários outros cargos ligados à Igreja Católica.