Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

São João realiza cirurgia diferenciada na área da Neurocirurgia Pediátrica

02 de Julho de 2021
Site 1 1024 550

A Unidade de Neurocirurgia Pediátrica do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) realizou, hoje, uma cirurgia diferenciada para tratamento de um caso clínico complexo de uma criança de 10 anos com medula ancorada associada a uma forma grave de lipomielomeningocele (lesão subcutânea que advém de uma abertura na coluna vertebral).

"Esta intervenção contou com a participação do atual Chefe de Serviço de Neurocirurgia do Hospital São João de Deus de Barcelona, reconhecido Neurocirurgião Pediátrico e ex-Presidente da Spanish Society of Pediatric Neurosurgery (SENEP), Prof. José Hinojosa", explica Rui Vaz, diretor do Serviço de Neurocirurgia do CHUSJ

Segundo o clínico, "A dificuldade principal desta cirurgia decorre da necessidade de preservar as raízes nervosas que controlam os movimentos dos membros inferiores e os esfincteres que se encontram no meio ou profundamente aderentes à lesão. Para isto e para além de uma técnica cirúrgica complexa é imprescindivel a monitorização neurofisiológica intra operatória que será assegurada pela Unidade de Neurofisiologia do Serviço de Neurologia do CHUSJ numa excelente colaboração operatória interdisciplinar".