Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

CHUSJ realiza novo tratamento de dor refratária

02 de Julho de 2021
S o jo o realiza novo tratamento de dor refrat ria site 1 1024 550

O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) implementou um novo método diferenciado de estimulação medular para o tratamento da dor crónica refratária.

Trata-se de uma nova geração de neuroestimuladores colocados cirurgicamente, neste caso com óculos de realidade virtual, através dos quais um experiente especialista da Universidade de Lyon, em França, acompanhou e coordenou o procedimento.

"Há dores cuja intensidade interfere de um modo muito severo com a qualidade de vida das pessoas. Para estas dores mais intensas, existem tratamentos médicos e cirúrgicos quando os primeiros não são eficazes. A neuromodelação é uma das técnicas cirúrgicas possíveis para estes casos". Colocam-se neuroestimuladores sobre a medula interferindo com o circuito da dor e diminuindo-a.

O cirurgião de CHUSJ esteve em contacto com o centro de Lyon, onde o Prof Patrick Martens coordenou em tempo real a intervenção, criando condições para obter o melhor resultado para o nosso doente", explica Rui Vaz, diretor do Serviço de Neurocirurgia do CHUSJ.

Esta técnica inovadora foi usada pela segunda vez em Portugal e pela primeira vez no CHUSJ.