São João iluminado para homenagear profissionais, doentes transplantados e sensibilizar para a doação de órgãos

20 de Julho de 2021
S o jo o iluminado para homenagear profissionais  doentes transplantados e sensibilizar para a doa  o de  rg os site 1 1024 550

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Dador de Órgãos e da Transplantação, o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) associa-se ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), nesta efeméride, através da iluminação da fachada do CHUSJ, com a cor que tem sido associada à doação e transplantação em Portugal, o verde.

Através desta iniciativa que contou com o apoio da Associação de Voluntariado do Hospital São João, pretende-se "reconhecer os profissionais envolvidos, os doentes transplantados, bem como agradecer aos dadores vivos e às famílias dos dadores falecidos, cuja generosidade permite salvar inúmeras vidas". Para além disso, visa-se sensibilizar a comunidade para a importância da doação de órgãos.

Em 2020, a suspensão da atividade de colheita de órgãos e transplantação, pelo risco de transmissão do vírus SARS-CoV-2, levou a que no CHUSJ a atividade do Gabinete de Colheita e Transplantação (GCCOT) sofresse um decréscimo de dadores falecidos de 2020 vs 2019 de 47%.

"Em 2021, assistimos à completa retoma do ritmo normal e previsível da transplantação no São João. Contamos já no 1º semestre de 2021 com 23 colheitas, 16 em DMC e 7 em DPCC, e 41 transplantes de rins (4 dos quais de dador vivo), 5 colheitas transplantes de coração, todos transplantados, 86 colheitas de córneas e 70 transplantes, e 53 colheitas com 52 transplantes de células hematopoiéticas", afirma Carla Basílio, Coordenadora Hospitalar de Doação.

No percurso da transplantação no CHUSJ, salientam-se algumas datas tais como o início da atividade de transplantação que aconteceu em 1980, com um transplante de córneas, a realização do primeiro transplante renal em 1983, o primeiro transplante de coração em 1987, o primeiro transplante hepático em 1994, o primeiro transplante renal de dador vivo em 2004 e o primeiro transplante renal com dador em paragem cardiocirculatória em 2016.

Veja o vídeo.

Chusj iluminado para sensibilizar e homenagear 1 1024 2500
S o jo o iluminado para homenagear profissionais  doentes transplantados e sensibilizar para a doa  o de  rg os site 1 1024 2500
S o jo o iluminado com a cor verde associada em portugal   transplanta  o 1 1024 2500