Núcleo Museológico da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos integra peças cedidas pelo São João

29 de Julho de 2021
Site 1 1024 550

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos (SRNOF) inaugurou, esta manhã, o seu núcleo museológico que conta com cerca de 20 peças utilizadas pelos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) ao longo dos seus 62 anos de história.

Esta iniciativa conjunta da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos e do CHUSJ, permite preservar e partilhar as memórias dos Serviços Farmacêuticos através da divulgação destes objetos e da forma como eram usados na produção e manipulação de medicamentos.

De entre as várias peças cedidas pelo CHUSJ, através de protocolo, ao Núcleo Museológico do SRNOF, podemos encontrar máquinas de fechar frascos, pomadas, de lavar e selar ampolas, de dissolução de comprimidos, de encher e selar cápsulas e supositórios, entre outros utensílios, alguns dos quais adquiridos em 1959, data de fundação do Hospital. As máquinas em exposição permitem ilustrar a forma como os Serviços Farmacêuticos do CHUSJ foram evoluindo ao longo do tempo, sendo a preservação deste património testemunho da dedicação e valorização da memória institucional do CHUSJ por parte dos seus colaboradores.

Poderá visualizar estas peças e muitas outras no núcleo museológico do SRNOF, sito na Rua Cantor Zeca Afonso, no Porto.