Autarcas do Porto, Valongo e Maia reconhecem necessidade do heliporto no São João

29 de Julho de 2021
Assinatura do of cio que reconhece import ncia do heliporto no chusj site 1 1024 550

Os autarcas do Porto, de Valongo e da Maia assinaram esta tarde, no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), um ofício que reconhece a necessidade e urgência de avançar com o heliporto no Centro Hospitalar Universitário São João (CHSJ).

Os presidentes das três autarquias sublinharam a importância estratégica deste projeto para a região Norte, e visitaram o local destinado ao heliporto, junto ao Serviço de Urgência, onde decorreu uma explicação do projeto pelo diretor de serviço de Instalações e Equipamentos do CHUSJ, Jorge Sousa, e por Nelson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do CHUSJ, que abordou a relevância clínica do heliporto.

O CHUSJ foi há 62 anos construído com um heliporto, desde logo identificado como uma dimensão muito relevante neste projeto. Para melhorar a sua infraestrutura e responder aos requisitos legais para este tipo de equipamento, foi encerrado há cerca de 20 anos, à espera de um projeto que o pudesse viabilizar, sendo desde essa altura sentido como uma necessidade premente para os cidadãos.

Esta infraestrutura constitui um aspeto fundamental para a resposta aos doentes críticos, a capacidade e prontidão do sistema, em que a via por transporte aéreo assume importância estratégica. Tal tem sido sublinhado pelo INEM, elencando a absoluta necessidade de um heliporto no CHUSJ, sendo expectável que existindo este equipamento, ele venha a ser o mais utilizado no país, em contexto de hospitais centrais. A potencialidade de ganhar tempo relevante para a sobrevida de doentes muito graves, pode fazer a diferença para os doentes não apenas da região norte, mas de todo o país.

Assinatura do of cio que reconhece import ncia do heliporto no chusj site 1 1024 2500
Autarcas de porto  valongo e maia assinam of cio que reconhece import ncia do heliporto no s o jo o para a regi o 1 1024 2500