Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Centro dedicado ao tratamento da obesidade do CHUSJ avaliado com nível ótimo

03 de Agosto de 2021
Cri de obesidade site 1 1024 550 1 1024 550
O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Obesidade (CRI-O) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi a primeira unidade hospitalar portuguesa a obter a classificação ‘ótimo’ pelo modelo de avaliação ACSA.

Nas palavras do diretor desta estrutura: "Desde o início da atividade do CRI de Obesidade (desde janeiro 2019), delineamos o objetivo de obter esta certificação e trabalhamos todos de forma empenhada para o alcançar. Conseguir certificar o CRI de Obesidade com o nível ótimo, foi uma enorme satisfação para toda a equipa (que integra colaboradores dos serviços de Cirurgia Geral, Anestesiologia, Endocrinologia, Nutrição, Psiquiatria, Psicologia, Gastrenterologia, do Bloco Operatório Central e do Serviço de Planeamento e Controlo de Gestão). É o reconhecimento externo do trabalho que a equipa tem desenvolvido ao longo destes últimos 2 anos."

A organização da abordagem e tratamento da obesidade, no CHUSJ, encontra-se estruturada desde 2008, num ambiente multidisciplinar, tendo como base o utente no centro da atividade, e reconhecida pela DGS, como Centro de Elevada Diferenciação no tratamento da obesidade.

"Do ponto de vista assistencial, o CRI-O, já acumulava bastante experiência e reconhecimento nesta área. O desafio foi pensar numa lógica de sistema de qualidade (em todas as suas vertentes), organizando todos os processos em concordância com a matriz do modelo ACSA e implementando procedimentos de avaliação dos resultados e de melhoria contínua", explica o responsável.

Entre os vários critérios avaliados, destacam-se, a atividade assistencial (tendo como base, a centralidade do utente), a acessibilidade, a gestão dos processos, a participação dos profissionais, a qualidade, a segurança, as estruturas de suporte, os equipamentos e a interação com os fornecedores.

Os CRI's são estruturas de gestão e prestação de cuidados diferenciados, especializadas em determinadas áreas, dependentes dos conselhos de administração das entidades públicas empresariais do SNS, que têm autonomia estrutural e funcional com base num compromisso de desempenho assistencial e económico-financeiro.