Centro dedicado ao tratamento da obesidade do CHUSJ avaliado com nível ótimo

03 de Agosto de 2021
Cri de obesidade site 1 1024 550 1 1024 550
O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Obesidade (CRI-O) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi a primeira unidade hospitalar portuguesa a obter a classificação ‘ótimo’ pelo modelo de avaliação ACSA.

Nas palavras do diretor desta estrutura: "Desde o início da atividade do CRI de Obesidade (desde janeiro 2019), delineamos o objetivo de obter esta certificação e trabalhamos todos de forma empenhada para o alcançar. Conseguir certificar o CRI de Obesidade com o nível ótimo, foi uma enorme satisfação para toda a equipa (que integra colaboradores dos serviços de Cirurgia Geral, Anestesiologia, Endocrinologia, Nutrição, Psiquiatria, Psicologia, Gastrenterologia, do Bloco Operatório Central e do Serviço de Planeamento e Controlo de Gestão). É o reconhecimento externo do trabalho que a equipa tem desenvolvido ao longo destes últimos 2 anos."

A organização da abordagem e tratamento da obesidade, no CHUSJ, encontra-se estruturada desde 2008, num ambiente multidisciplinar, tendo como base o utente no centro da atividade, e reconhecida pela DGS, como Centro de Elevada Diferenciação no tratamento da obesidade.

"Do ponto de vista assistencial, o CRI-O, já acumulava bastante experiência e reconhecimento nesta área. O desafio foi pensar numa lógica de sistema de qualidade (em todas as suas vertentes), organizando todos os processos em concordância com a matriz do modelo ACSA e implementando procedimentos de avaliação dos resultados e de melhoria contínua", explica o responsável.

Entre os vários critérios avaliados, destacam-se, a atividade assistencial (tendo como base, a centralidade do utente), a acessibilidade, a gestão dos processos, a participação dos profissionais, a qualidade, a segurança, as estruturas de suporte, os equipamentos e a interação com os fornecedores.

Os CRI's são estruturas de gestão e prestação de cuidados diferenciados, especializadas em determinadas áreas, dependentes dos conselhos de administração das entidades públicas empresariais do SNS, que têm autonomia estrutural e funcional com base num compromisso de desempenho assistencial e económico-financeiro.