Direção-Geral da Saúde Renova Certificação ao Serviço de Oftalmologia do CHUSJ para a Realização das Diversas Técnicas de Transplantação Ocular

01 de Setembro de 2021
Certificac a o ao servic o de oftalmologia site 1 1024 550

A atividade de transplantação de córneas teve início no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) na década de sessenta do século passado, pouco depois da abertura do Hospital.

O serviço de Oftalmologia, fruto do trabalho desenvolvido, tornou a cirurgia de transplante, que tinha a aura de um procedimento raro e excecional, numa abordagem de rotina, apesar da sua complexidade técnica-cirúrgica.

Hoje, no CHUSJ, são executadas todas as variantes de técnicas de transplantação atualmente em uso, que possibilitam uma rápida recuperação visual dos doentes e permitem que uma córnea colhida possa beneficiar mais do que um doente.

A certificação de autorização, agora renovada pela Direção-Geral da Saúde, atesta a qualidade dos equipamentos, a adequação dos procedimentos e, acima de tudo, a excelência do desempenho dos profissionais envolvidos no Banco de Olhos e na atividade cirúrgica de transplantação.