Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Direção-Geral da Saúde (DGS) Renova Certificação ao Serviço de Ortopedia do CHUSJ relativa ao Funcionamento do Banco de Tecidos Músculo-esqueléticos

09 de Setembro de 2021
Banco musculo esqueletico site 1 1024 550

A atividade de transplantação de Tecido Ósseo teve início no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), após a criação do Banco de Osso do Serviço de Ortopedia, em janeiro de 1996.

Em maio de 2010 foi solicitada a autorização de funcionamento do Banco de Osso à autoridade competente, tendo sido em maio de 2016 realizada a inspeção pela DGS e em novembro do mesmo ano obtido o certificado de autorização para colheita, análise, processamento, armazenamento, distribuição e aplicação de tecido ósseo, emitido pelo Departamento de Qualidade na Saúde, da DGS.

Com a necessidade da integração das calotes cranianas colhidas pelo Serviço de Neurocirurgia, foi criado o Banco de Tecidos Músculo-esqueléticos (BTME), em junho de 2017, passando a ficar o BTME sob a dependência da UAG de Cirurgia.

Desde o início da atividade do Banco de Osso e após centenas de utilizações de enxertos de tecido ósseo (cabeça femoral colhida no doente submetido a artroplastia primária da anca), tem-se verificado a osteointegração destes tecidos, com excelentes resultados, principalmente na cirurgia de revisão de próteses totais da anca, em que há perda considerável de tecido ósseo.

Com a evolução das novas técnicas cirúrgicas do foro Ortopédico, há a necessidade de utilização de outros tecidos músculo-esqueléticos (TME) e, por isso, o BTME irá reiniciar a colheita de TME em dadores de órgãos.

A Renovação desta Certificação, atribuída pela DGS, é o reconhecimento merecido por todo o trabalho e esforço desenvolvidos pelos profissionais do Serviço de Ortopedia do CHUSJ, que permitem que a existência e utilidade do seu BTME reverta, cada vez mais, para a melhoria dos cuidados de saúde prestados por este Centro Hospitalar.

Certificado DGS Banco de Tecidos Músculo-esqueléticos 2021