Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

DGS renova Certificação da Unidade de Colheita de Tecidos e Sangue do Cordão Umbilical do CHUSJ

13 de Setembro de 2021
Servobst site 1 1024 550

O CHUSJ iniciou as colheitas de sangue do cordão umbilical, com intuito terapêutico, em meados dos anos noventa, através de uma parceria com o IPO do Porto. Nessa altura as colheitas eram efetuadas no cordão umbilical de irmãos de doentes oncológicos pediátricos.

Com a criação do Banco Público de sangue do cordão, e com a sua localização no Porto, o serviço foi naturalmente pioneiro nesta colaboração. Depois de um interregno por alterações no funcionamento do Banco Público, as colheitas foram retomadas, agora com um protocolo assinado com o IPST ( Instituto Português do Sangue e da Transplantação ), em dezembro de 2012 .

No ano seguinte o CHUSJ recebeu a autorização da DGS para ter em funcionamento uma Unidade de Colheita, a primeira do país a obter essa autorização. Posteriormente, foram também assinados protocolos com alguns bancos privados.

Para melhor compreensão do trabalho efetuado nesta Unidade importa referir que nos últimos 5 anos foram realizadas 1.615 colheitas para o Banco Público e 467 para bancos privados, mesmo tendo em conta que no ano de 2020 as colheitas estiveram interrompidas entre março e novembro.

A atribuição desta renovação da autorização da DGS ao Serviço de Obstetrícia do CHUSJ, para o seu funcionamento como Unidade de Colheita, resulta do empenho de todos os profissionais do serviço, médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e administrativos, que, desde o início do processo, se empenharam no recrutamento das grávidas e no cumprimento dos protocolos inerentes às colheitas, salvaguardando a qualidade dos processos e o interesse dos utentes.