Dia Mundial Segurança do Doente assinalado com sensibilização à comunidade hospitalar

17 de Setembro de 2021
Dia mundial da seguran a do doente comemorado no chusj 1 1024 550

Comemora-se a 17 de setembro o Dia Mundial da Segurança do Doente, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde.

Em 2021 a OMS desafia-nos a AGIR AGORA POR UM PARTO SEGURO E RESPEITOSO (“Act now for safe and respectful childbirth!”) com o tema CUIDADOS SEGUROS PARA A MÃE E RECÉM NASCIDO (“Safe maternal and newborn care”).

Neste dia o Serviço de Obstetrícia sensibilizará a grávida/família para este assunto, no seu percurso e nomeadamente nas sessões de preparação para o parto.

O CHUSJ associa-se a esta comemoração com os principais objetivos de:

• aumentar a consciencialização e o envolvimento dos profissionais e doentes, e
• estimular ações que promovam a segurança do doente.

Neste sentido, assinala-se o contributo dos profissionais, utentes e familiares para a segurança, promovendo a reflexão individual e coletiva para a crescente participação ativa e positiva de todos.

Através da distribuição de 10 mil garrafas de água nas entradas da instituição com uma mensagem alusiva ao tema da iniciativa, o CHUSJ pretende dar enfoque aos cuidados a ter com alergias, a higiene das mãos, a segurança do medicamento, a prevenção de queda, a proteção radiológica, a segurança cirúrgica e a identificação inequívoca do doente.

Esta iniciativa teve o contributo da Associação de Voluntariado CHUSJ e do SUPER BOCK GROUP, que muito se agradece.

Visualize o vídeo alusivo a esta iniciativa.

Dia mundial da seguran a do doente assinalado no chusj 1 1024 2500
A  o de sensibiliza  o para a seguran a do doente no chusj 1 1024 2500
Chusj assinala dia mundial da seguran a do doente 1 1024 2500
Dia mundial da seguran a do doente assinalado no cam 1 1024 2500