Integração das redes digitais do CHUSJ e da FMUP potencia qualidade da prática médica, da investigação e do ensino clínico

21 de Setembro de 2021
Updigital site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluíram recentemente a implementação de uma nova conexão entre as redes wireless e físicas das duas instituições, tendo assim as suas redes digitais plenamente integradas.

Tal significa que a rede Wi-Fi dos profissionais de saúde do CHUSJ passou a estar disponível na Faculdade de Medicina, o que permite estender a cobertura do serviço a uma área mais vasta no complexo do São João.

A nível da rede de dados, torna-se assim possível que um ponto de rede da FMUP se possa converter a nível lógico num ponto de rede CHUSJ evitando a necessidade de instalação de cablagem de rede dedicada por instituição.

A partilha de recursos digitais aprofunda as sinergias entre as duas instituições, no quadro de uma parceria multidisciplinar desde 1959, promovendo a qualidade do ensino, investigação e prática clínica.

Esta conexão torna possível a interoperabilidade e partilha de recursos, entre os serviços digitais do CHUSJ e da Faculdade de Medicina.

Com esta interligação de serviços digitais disponibilizados nas redes wireless e físicas do CHUSJ e da FMUP, pretende-se potenciar a melhoria da qualidade do ensino médico, da investigação científica e da assistência hospitalar.