Capacitação das Instalações do Serviço de Medicina Intensiva

22 de Setembro de 2021
Capacitacao medint site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) vai aumentar o número de camas em medicina intensiva e duplicar os quartos de isolamento, através da realização de obras de capacitação nas suas instalações.

De acordo com José Artur Paiva, diretor do Serviço de Medicina Intensiva do CHUSJ, "houve um reconhecimento por parte das estruturas centrais de que o número de camas com que partimos para a crise da COVID-19 em medicina intensiva era inferior ao que deveria ser”, disse, acrescentando que a obra se insere no "projeto global nacional de capacitação da medicina intensiva'”.

Anualmente, passam cerca de três mil pessoas por este serviço, acrescentando que a "empreitada vai permitir 'um aumento do número de camas' de 70 para 78 e duplicar o número de quartos de isolamento de unidades de cuidados intensivos”, passando de nove para 18.

Nos quartos de isolamento, as melhorias feitas permitirão “modelar a pressão ambiental” no seu interior, possibilitando a criação de “pressão positiva”.

O diretor do Serviço de Medicina Intensiva referiu ainda que as melhorias vão permitir mitigar “um problema significativo”, nomeadamente, as infeções nosocomiais.

Com um investimento de perto de seis milhões de euros, a empreitada vai durar cerca de seis meses e "esperamos que em meados do próximo ano possa estar concluída”, concluiu José Artur Paiva.