Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

4LifeLAB: São João e CEIIA juntam-se com parceiros para criação de um inovador projeto de conhecimento e tecnologia na área da saúde

07 de Outubro de 2021
4lifelab a site 1 1024 550

O 4LifeLAB é um laboratório colaborativo (CoLAB) em conhecimento e tecnologia para a saúde, recentemente aprovado, para posicionar Portugal nas cadeias de valor globais dos mercados da saúde, contribuindo para melhorar a qualidade de vida.

Os parceiros fundadores nacionais e estrangeiros - Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), CEiiA, 2CA, ICVS, Fraunhofer AICOS, TMG, WiseHS e FioCruz (Brasil) - juntam a excelência e inovação em Ciência, Medicina, Engenharia e Indústria para o desenvolvimento, industrialização e certificação de dispositivos médicos avançados e sistemas relacionados, possibilitando práticas inovadoras que melhorem resultados médicos, nomeadamente nas áreas da urgência e emergência.

O laboratório colaborativo tem já vários projetos em curso. Destacamos o capacete médico, como equipamento de proteção individual (EPI) para intervenção cirúrgica em ambientes de risco elevado, como agentes infeciosos conhecidos ou desconhecidos. Este equipamento, numa versão avançada, poderá ainda funcionar como suporte à decisão clínica e intervenção descentralizada – como intervenção remota em situações críticas e de emergência médica ou treino imersivo -, integrando conectividade com outros dispositivos, bem como funcionalidades avançadas: realidade aumentada e realidade virtual, inteligência artificial e machine learning.

“Este projeto colaborativo representa uma excelente estratégia para posicionar Portugal na vanguarda da tecnologia e inovação em saúde em várias dimensões, fruto da equipa multidisciplinar envolvida, dos projetos já em curso e da mais valia para profissionais de saúde e para a sociedade em geral”, destaca Francisco Serdoura, médico do CHUSJ e presidente da Direção Executiva do 4LifeLAB.