Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

São João distinguido com duas menções honrosas no Prémio Healthcare Excellence

21 de Outubro de 2021
Pre mio healthcare excellence site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi premiado com duas menções honrosas na 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence com os projetos intitulados 'Cirurgia de Ambulatório & Hospitalização Domiciliária em doentes em idade geriátrica com cancro da mama' e 'Sistema de Rastreabilidade Têxtil'.

O projeto “Cirurgia de Ambulatório & Hospitalização Domiciliária em doentes em idade geriátrica com cancro da mama”, promovido por uma equipa multidisciplinar do CHUSJ, foi implementado pelo Centro da Mama, com a colaboração do Serviço de Cirurgia de Ambulatório (SCA) e do Serviço de Hospitalização Domiciliária (SHD). Como parte integrante do programa pGA>70 (programa criado no CHUSJ que permite a avaliação geriátrica per-operatória a partir dos 70 anos), este projeto consiste numa solução inovadora que promove a ambulatorização da cirurgia (permanência no hospital inferior a 24 horas) desde que os doentes cumpram os requisitos definidos. Este projeto permite proporcionar um maior conforto aos doentes, mantendo-os no seu ambiente familiar e garantindo uma “adequada segurança clínica”, com a ida para o domicílio no próprio dia da cirurgia, sendo o acompanhamento domiciliário assegurado pelo Serviço de Hospitalização Domiciliária. Esta iniciativa possibilitou, desde abril de 2021, operar com sucesso oito doentes com cancro da mama e idade superior a 80 anos. “Temos, neste momento, mais 12 potenciais candidatas num total de 40 octogenárias que já foram avaliadas para este projeto”, relata Fernando Osório, médico do Centro de Mama do CHUSJ.

O projeto “Sistema de Rastreabilidade Têxtil” foi concebido pelo Serviço de Operações Hoteleiras (SOH) e assenta fundamentalmente na "melhoria consistente do serviço de disponibilização de roupas hospitalares e fardamentos a utentes e profissionais, passando pelo controlo de stocks, aumento dos mecanismos de controlo de gestão e uma melhoria muito significativa na segurança e acessibilidade de todo o processo. O sistema foi implementado com o apoio do Serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação (STIC) e Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE), entre outros serviços, o que corrobora a importância dos serviços de apoio na organização hospitalar", explica André Sardinha, diretor do SOH.