São João distinguido com duas menções honrosas no Prémio Healthcare Excellence

21 de Outubro de 2021
Pre mio healthcare excellence site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi premiado com duas menções honrosas na 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence com os projetos intitulados 'Cirurgia de Ambulatório & Hospitalização Domiciliária em doentes em idade geriátrica com cancro da mama' e 'Sistema de Rastreabilidade Têxtil'.

O projeto “Cirurgia de Ambulatório & Hospitalização Domiciliária em doentes em idade geriátrica com cancro da mama”, promovido por uma equipa multidisciplinar do CHUSJ, foi implementado pelo Centro da Mama, com a colaboração do Serviço de Cirurgia de Ambulatório (SCA) e do Serviço de Hospitalização Domiciliária (SHD). Como parte integrante do programa pGA>70 (programa criado no CHUSJ que permite a avaliação geriátrica per-operatória a partir dos 70 anos), este projeto consiste numa solução inovadora que promove a ambulatorização da cirurgia (permanência no hospital inferior a 24 horas) desde que os doentes cumpram os requisitos definidos. Este projeto permite proporcionar um maior conforto aos doentes, mantendo-os no seu ambiente familiar e garantindo uma “adequada segurança clínica”, com a ida para o domicílio no próprio dia da cirurgia, sendo o acompanhamento domiciliário assegurado pelo Serviço de Hospitalização Domiciliária. Esta iniciativa possibilitou, desde abril de 2021, operar com sucesso oito doentes com cancro da mama e idade superior a 80 anos. “Temos, neste momento, mais 12 potenciais candidatas num total de 40 octogenárias que já foram avaliadas para este projeto”, relata Fernando Osório, médico do Centro de Mama do CHUSJ.

O projeto “Sistema de Rastreabilidade Têxtil” foi concebido pelo Serviço de Operações Hoteleiras (SOH) e assenta fundamentalmente na "melhoria consistente do serviço de disponibilização de roupas hospitalares e fardamentos a utentes e profissionais, passando pelo controlo de stocks, aumento dos mecanismos de controlo de gestão e uma melhoria muito significativa na segurança e acessibilidade de todo o processo. O sistema foi implementado com o apoio do Serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação (STIC) e Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE), entre outros serviços, o que corrobora a importância dos serviços de apoio na organização hospitalar", explica André Sardinha, diretor do SOH.