Psicólogas do CHUSJ colaboram em caderno de estimulação cognitiva

26 de Outubro de 2021
Infinitamente site 1 1024 550

Cláudia Sousa e Telma Miranda, neuropsicólogas do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), desenvolveram, numa parceria com a infinitebook, um caderno de estimulação cognitiva que ajuda a promover a saúde mental. Trata-se de um novo modelo de caderno reutilizável – e, por isso, infinito – que apresenta exercícios que estimulam o cérebro.

Designado por InfinitaMente, este caderno inclui atividades que estimulam funções cognitivas como a orientação, a atenção, a memória, a linguagem, entre outras, num total de mais de 100 exercícios. Além disso, tem uma componente sustentável: é possível escrever, apagar e voltar a escrever.

«As funções cognitivas podem ser entendidas como processos mentais que permitem desenvolver qualquer tarefa e possibilitam um papel ativo face à informação e estímulos. Foi para ajudar as pessoas a desenvolverem-se adequadamente no mundo que as rodeia que nos juntámos a duas psicólogas, a Cláudia Sousa e a Telma Miranda, que trabalham no Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, para desenvolver esta ferramenta de impacto positivo à saúde mental», explica Pedro Lopes, fundador e CEO da startup portuguesa Infinitebook.

"O ponto de partida foi dar resposta ao declínio das funções cognitivas que o distanciamento social veio intensificar. A pandemia de COVID-19 levou à implementação de medidas drásticas de distanciamento social que provocaram efeitos diretos e indiretos na saúde e bem-estar psicossocial dos adultos e idosos. Assim, apoiar a população a manter a saúde psicológica e bem-estar durante e após a pandemia tornou-se uma preocupação urgente de saúde pública", acrescentam Cláudia Sousa e Telma Miranda, neuropsicólogas do Serviço de Psicologia do CHUSJ.