Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

CHUSJ cria consulta de Reabilitação Cognitiva

27 de Outubro de 2021
Diamundial do avc 1 1024 550



A Reabilitação Cognitiva é um tratamento não farmacológico que tem por objetivo recuperar ou compensar perdas de funcionalidade, por consequência de várias patologias, como Doença Vascular Cerebral (ex: AVC), Doença do Movimento (ex: Parkinson), Doença Desmielinizante (ex: Esclerose Múltipla), Epilepsia, Tumor Cerebral, Demência, entre outras.

Esta reabilitação consiste na realização sistemática de exercícios e atividades que estimulam funções cognitivas como a atenção, memória, linguagem, cálculo, funções executivas, entre outras. Pode utilizar-se material digital, de papel e lápis e/ou recursos físicos, como jogos, adaptados às finalidades terapêuticas.

“Com estas atividades pretende-se potenciar o melhor funcionamento cognitivo possível para promover a funcionalidade, autonomia e qualidade de vida da pessoa”, afirma Eduardo Carqueja, diretor do Serviço de Psicologia do CHUSJ.

Nas palavras de João Barroso, diretor do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHUSJ, "Um programa integral de Medicina Física e Reabilitação que inclua reabilitação cognitiva em pessoas que sofram de alterações neuropsicológicas no contexto de várias patologias do Sistema Nervoso Central é de vital importância, uma vez que estas alterações determinam não só a participação das pessoas nos restantes setores de tratamento, mas também o prognóstico funcional e uma satisfatória reintegração familiar e social."

Ver Vídeo.