Várias áreas do Pólo de Valongo requalificadas em prol da qualidade assistencial

09 de Novembro de 2021
Visita pca valongo site 1 1024 550

O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) visitou, esta manhã, os espaços do Pólo de Valongo recentemente intervencionados para melhorar as condições de atendimento dos utentes e de trabalho dos colaboradores.

No Serviço de Cirurgia de Ambulatório (SCA), a intervenção consistiu na "deslocalização dos vestiários dos profissionais e da sala de trabalho. Isto permitiu aumentar a área de recobro em 3 camas e melhorar o espaço destinado aos vestiários dos utentes. Decorreram também obras de alargamento do espaço destinado às colheitas de amostras biológicas, melhorando as condições de atendimento. Numa terceira fase será requalificada a área envolvente das salas 4 e 5, proporcionando melhor apoio e conforto aos doentes tratados nesta dimensão do serviço.

O Serviço de Radiologia do Pólo de Valongo será intervencionado, durante o mês de novembro, para receber um aparelho novo, com capacidade para efetuar todo o tipo de radiografias para o internamento, bloco operatório, consulta externa e centro de saúde de Valongo, melhorando a qualidade e o atendimento dos utentes", explicou Carlos Dias, responsável do Pólo de Valongo do CHUSJ.

Fernando Araújo visitou também o Centro de Hemodiálise, inaugurado este ano, com capacidade para tratar, em simultâneo, 20 doentes em três turnos diários e mais quatro doentes infetados. "Trata-se de uma nova valência, muito útil para a população de Valongo e da área de influência do Centro Hospitalar", sublinhou Carlos Dias.

A visita passou pelas instalações do Serviço de Hospitalização Domiciliária que iniciou a atividade em maio de 2018, tendo como missão tratar pessoas internadas no domicílio. Até ao momento foram tratadas mais de 500 doentes, mantendo uma taxa de ocupação de cerca de 80% e uma demora média de 10 dias. "As respostas dos utentes e cuidadores tem sido muito positiva e estimulante para toda a equipa", afirmou o clínico.

O Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ mostrou-se satisfeito com as melhorias infraestruturais e os níveis de produção clínica registados em todo o Pólo de Valongo, numa estratégia de valorização desta unidade hospitalar, em termos de diversificação de atividade, em complemento com o pólo do Porto.

Servi o de cirurgia de ambulat rio vai sofreu altera  es ao n vel do espa o dispon vel para colaboradores 1 1024 2500
Melhoria infraestrutual abranger  tamb m a sala de radiologia 1 1024 2500
Interven  o contemplar  a sala de radiologia 1 1024 2500