Desafios da Psicologia marcam reflexão nas Jornadas de Psicologia do CHUSJ

16 de Novembro de 2021
Jornadas psicologia site 1 1024 550

A discussão em torno dos grandes desafios da Psicologia foi o foco das Jornadas de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ). ‘Pensar a História e Cuidar o Futuro’, tema central da iniciativa, reflete o reconhecimento do trabalho desenvolvido por psicólogos no CHUSJ desde a década de 1980, mas também o desafio para novos olhares e circunstâncias futuras, decorrente da criação do Serviço de Psicologia, em outubro de 2019.

"Do programa destaca-se a conferência do Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, que abordou ‘Os Modelos de Organização da Psicologia no Serviço de Saúde: Percursos até à atualidade’. Salienta-se ainda o testemunho de uma psicóloga do País de Gales que nos trouxe a realidade vivida durante a fase mais intensa da pandemia e como foi organizada a intervenção psicológica nesse país. A conferência ‘A importância da Psicologia em tempos pandémicos: o ajustamento a novas necessidades’ constitui também um momento relevante de discussão e reflexão face à experiência vivida nos últimos 19 meses. Por fim, sublinha-se a conferência sobre a presença de psicólogos nos Serviços de Urgência", explica Eduardo Carqueja, diretor do Serviço de Psicologia do CHUSJ.

O serviço é constituído por 30 psicólogos, distribuídos por 3 Unidades (Adulto e Idoso, Infância e Adolescência e Neuropsicologia) e ainda um Núcleo de Investigação e Formação. Na sua atividade destaca-se, até 31 de outubro de 2021, a realização de 2.400 consultas internas, mais 11% do que em todo o ano de 2020 (2.162) e mais 80% do que em 2019 (1.321). Até 31 de outubro deste ano já foram realizadas mais de 14.000 consultas externas, sublinhando a excelente dinâmica desta dimensão, no sentido de poder proporcionar uma resposta de qualidade, e com acessibilidade, a quem nos procura.

Jornadas psicologia 1 1024 2500
Jornadas de psicologia do chusj 1 1024 2500