Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Início das obras de construção do Heliporto São João

11 de Fevereiro de 2022
Decorreu, esta manhã, a cerimónia que assinalou o início da construção do Heliporto São João.

Vários parceiros do projeto marcaram presença neste evento, nomeadamente os Presidentes das Câmaras Municipais do Porto, da Maia e de Valongo, bem como o Presidente da CCDRN, representantes do INEM, da EDP e do CEiiA, e o Provedor do CHUSJ.

Esta estrutura que se prevê que seja inaugurada no primeiro trimestre de 2023, destina-se à operação de helicópteros de emergência médica, disponível 24 horas por dia, 365 dias/anos, e será construído de raiz em plataforma elevada. Diminuir os riscos associados às transferências de doentes, proporcionar uma maior disponibilidade das equipas médicas e reduzir os tempos de transporte, são algumas das razões que motivaram este projeto.

"Enquanto hospital universitário de referência em termos de cuidados diferenciados a doentes críticos, responsável pela maior urgência metropolitana da Região Norte e centro de várias urgências regionais, com responsabilidades assistenciais nas vias verde de Acidente Vascular Cerebral, Doença Coronária, Trauma e Sépsis, o CHUSJ considera imprescindível aumentar a sua rapidez e eficiência na resposta a doentes helitransportados com doença e/ou trauma grave", explica Nelson Pereira, Diretor da Unidade Autónoma de Gestão da Urgência e Medicina Intensiva.

Além disso, "as áreas de Emergência Médica e de Medicina Intensiva do CHUSJ constituem-se como uma referência a nível regional. O centro hospitalar encontra-se ainda integrado no plano de proteção civil regional e nacional, como componente central de resposta médica em casos de catástrofes naturais, acidentes de elevada dimensão e/ou epidemiológicos", acrescenta Nelson Pereira.

"O cumprimento da missão de restaurar a qualidade dos acessos de emergência médica, através da construção de um heliporto nesta Instituição é um aspeto fundamental na capacidade e prontidão de resposta do CHUSJ em circunstâncias nas quais o transporte por via aérea assume uma relevância estratégica", explica Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ.

Este projeto, num valor total de €1.700.000, será cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, com o apoio da CCDR-N.

Na área que se situa por debaixo da estrutura será criado um hub de mobilidade vertical em urgência, no âmbito do 4LifeLab, com o apoio do CEiiA, que irá promover o desenvolvimento de tecnologia médica, no contexto da Zona Livre Tecnológica criada recentemente para a mobilidade aérea avançada em emergência médica.
Apresentação do projeto foi realizada pelo Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ
Representantes das entidades envolvidas no projeto junto à obra de construção do Heliporto
Representantes dos parceiros do CHUSJ envolvidos no projeto junto à obra de construção do Heliporto
Heliporto São João
Interior Heliporto São João
Interior Heliporto São João 2