Transplantes e colheitas de órgãos no São João com maior crescimento nacional em 2021

11 de Maio de 2022
Coiso 1 1024 550
Em 2021, o Gabinete de Coordenação de Colheita e Transplantação (GCCT) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) registou o maior crescimento da atividade de colheita e transplantação em termos nacionais quando comparado com os restantes GCCT do país.

O GCCT do CHUSJ contabilizou 51 colheitas de órgãos, das quais 38 em dadores em morte cerebral (sendo de referir o contributo dos Hospitais afiliados de Viana do Castelo, Matosinhos e Penafiel) e 13 em dadores em paragem circulatória.

De acordo com Margarida Rios, diretora do GCCT do CHUSJ "Este número representou um crescimento de 104% relativamente ao número de colheitas registadas no ano anterior, (em que foram realizadas apenas 25 colheitas, certamente devido à redução da atividade condicionada pela Pandemia por COVID 19). Este crescimento foi o mais pronunciado quando comparado com os resultados dos outros GCCTs a nível nacional. A nível da atividade de transplantação realizámos 85 transplantes renais, 13 transplantes cardíacos e 140 transplantes de córnea."

"Estes resultados evidenciam a importância da estratégia implementada para reorganização da resposta ao nível do Serviço de Urgência e Serviço de Medicina Intensiva, em colaboração com a Coordenadora Hospitalar de Doação e o GCCT para deteção e manutenção de possíveis dadores de órgãos, bem como dos Serviços de Cardiologia, de Cirurgia Cardiotorácica, Urologia, Nefrologia e Oftalmologia que sempre estiveram à altura, incrementando a realização de transplantes e dando resposta a mais doentes da lista de espera", acrescenta a clínica.

Captura de ecrã 2022-05-11, às 15.13.50