Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

São João implementa plataforma de apoio à decisão clínica em parceria com startup de médicos portugueses

25 de Maio de 2022
S o jo o implementa plataforma de apoio   decis o cl nica em parceria com startup de m dicos portugueses 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) implementou recentemente um novo software de apoio à decisão clínica que promete reduzir assimetrias nos cuidados prestados entre diferentes profissionais, reduzir o consumo de exames complementares de diagnóstico inadequados, aumentar a celeridade da resposta e a comodidade dos utentes avaliados no CHUSJ.

Tendo sido criado para a realidade do Serviço de Urgência, este projeto promete facilitar a integração das centenas de médicos que todos os anos chegam ao CHUSJ para continuarem a sua formação, e foi iniciado no Serviço de Urgência Pediátrico (em vários problemas médicos) e no Serviço de Urgência de Adultos (na dimensão da Cirurgia Geral).

De acordo Tomás Pessoa e Costa, fundador do projeto, "em termos práticos esta ferramenta concentra todo o saber médico e, sendo colaborativa, vai evoluindo com a medicina à medida que os seus utilizadores introduzem informações de maneira a poder facultar aos médicos a melhor recomendação, baseada na evidência clínica e nas contribuições que os médicos vão introduzindo diariamente. O objetivo desta plataforma é apoiar o exercício da prática médica, através das diversas ferramentas concebidas para o efeito, nomeadamente através de um chatbot suportado em algoritmos que orientam o clínico ao longo de toda a consulta. O CHUSJ irá construindo novos algoritmos médicos de acordo com a sua prática clínica e com as suas orientações e normas internas".

Ruben Rocha e Elisabete Barbosa, diretores dos Serviços de Urgência Pediátrica e Cirurgia Geral consideram esta plataforma importante para a garantia do acesso da informação médica atualizada por parte de todos os profissionais de saúde evitando, assim, erros de articulação entre os membros das equipas clínicas.

S o jo o implementa plataforma de apoio   decis o cl nica em parceria com startup de m dicos portugueses site 1 1024 2500
Protocolo diescope   chusj 1 1024 2500