Novos espaços de Admissão/Altas e Sala de Espera de Oftalmologia asseguram maior conforto para utentes

21 de Junho de 2022
Sala de espera de admiss es e altas formalmente inaugurada jpg 1 1024 550

Com o objetivo de receber os seus utentes com mais conforto, o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) inaugurou hoje duas novas áreas de acolhimento.

A nova Sala de Espera de Oftalmologia constitui uma ampla e moderna infraestrutura, com capacidade para 120 lugares sentados em simultâneo, criada com o propósito de proporcionar as melhores condições de conforto, estando equipado com um sistema de climatização central.

Este espaço pode comportar em períodos de maior afluxo, seis postos administrativos em simultâneo, para além de quiosques para efetivação de consultas e de exames e um sistema de chamada dotado de 4 monitores.

A nova sala de espera será também utilizada por pessoas convocadas para cirurgia de ambulatório. Os automóveis podem transportar os doentes até á porta de entrada, para a sua comodidade, e existem, ainda, 2 lugares de aparcamento de curta duração, para utentes aquando da sua admissão e alta.

"Trata-se de uma infraestrutura que há muito era ambicionada pelo serviço de Oftalmologia, proporcionando aos doentes e profissionais as condições adequadas de ambiente", afirmam os responsáveis do Serviço.

Por outro lado, os utentes convocados para as várias especialidades cirúrgicas no CHUSJ serão recebidos, a partir de hoje, num novo espaço de acolhimento e altas que pretende ser um local tranquilo, afável, luminoso onde o acolhimento e a despedida do utente são o foco.

De acordo com Isabel Ribeiro, enfermeira responsável pelo espaço, "queremos minimizar o desconforto subjacente à espera para internamentos programados”.

"Um hospital da dimensão e afluência como o CHUSJ, onde a imprevisibilidade de situações dificulta a organização das entradas programadas, leva por vezes à necessidade de esperas, até à disponibilização do espaço adequado a cada situação. A abertura deste local, permite que se consiga otimizar a gestão dos recursos bem como proporcionar melhores condições na alta de pessoas com incapacidade e/ou mobilidade reduzida", explica a enfermeira.

O espaço possui acesso para o exterior, permitindo a entrada e saída dos doentes, diretamente paras as viaturas, obviando questões climatéricas e melhorando a interface.

Sala de espera de admiss es e altas formalmente inaugurada jpg 1 1024 2500
Sala de espera das admiss es e altas 1 1024 2500