Concurso de Novas Ideias 2022 atribui prémio a Prevenção de Quedas em Idosos

22 de Junho de 2022
Concurso de novas ideias 2022 atribui pr mio a preven  o de quedas em idosos site 1 1024 550

Decorreu, esta manhã, a cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Novas Ideias promovido pelo Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), que este ano contou com 25 candidaturas. Esta iniciativa tem por objetivo melhorar o serviço que o CHUSJ presta à comunidade promovendo a dinamização de ideias propostas pelos seus profissionais.

O projeto vencedor desta edição, intitulado “Programa de Treino de Exercício e Equilíbrio para a Prevenção de Quedas em Idosos (TEEPQI)”, tem como objetivo implementar um programa de treino de exercício e equilíbrio para a prevenção de quedas em idosos no Serviço de Neurocirurgia do CHUSJ, promovendo a produção de conteúdos vídeo com demonstração de exercícios de força muscular e equilíbrio corporal que ficarão acessíveis online à comunidade.

Para além do projeto vencedor foi ainda premiado o projeto classificado na segunda posição do concurso, "Corre São João", que visa promover o convívio entre os colaboradores do nosso Centro Hospitalar de uma forma saudável, através da criação de um grupo de corrida de profissionais do CHUSJ.

Os projetos classificados em 3.ª, 4.ª e 5.ª posição receberam menção honrosa em reconhecimento das propostas apresentadas, respetivamente:

- “HYPNOS - Projeto para favorecer o descanso dos doentes internados no Hospital de São João”;

- “O Projeto HOME_SC tem como objetivo garantir a segurança na administração da terapêutica Subcutânea (SC) em contexto domiciliário”;

- “São João International Aid”.

"O concurso recebeu várias ideias de elevado valor criativo e com claros benefícios para os utentes e para os profissionais", afirmou Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, aquando da sua intervenção na abertura do evento, mostrando-se profundamente satisfeito pela atitude pró-ativa dos colaboradores.

Esta iniciativa, que conta já com a sua 3.ª edição, é anualmente promovida pelo Grupo de Novas ideias do CHUSJ, sendo atribuído aos projetos classificados na 1.ª e 2.ª posição um prémio monetário oferecido pela Associação de Voluntariado do Hospital São João (AVHSJ).