Dia Mundial para a Segurança do Doente

08 de Setembro de 2022
Medica  o sem dano site 1 1024 550

Neste ano de 2022, o tema para o Dia Mundial para a Segurança do Doente, que se celebra todos os anos a 17 de setembro, é MEDICAÇÃO SEM DANO.

As práticas não seguras e erros de medicação são uma causa importante de morbilidade e de dano evitável nos sistemas de saúde em todo o mundo. Podem ocorrer erros nas diferentes etapas do processo de utilização de medicamentos desde a prescrição, armazenamento, dispensa, administração à monitorização.

A nível global, têm sido propostas e desenvolvidas soluções de natureza diversa para ultrapassar barreiras à garantia da segurança da medicação. A sua implementação não é uniforme. É necessária a mobilização dos múltiplos parceiros para apoiar, exigir, garantir ações sustentadas para reduzir o dano associado à utilização de medicamentos.

A Organização Mundial da Saúde identificou o tema “Medicação sem dano” com uma estratégia em quatro domínios: doentes e o público, profissionais de saúde, medicamentos, e sistemas e práticas na medicação.

O CHUSJ assinala este momento com um programa, a decorrer entre 15 e 19 de setembro, proposto pela Unidade da Qualidade e Segurança do Doente, do Centro de Epidemiologia Hospitalar. Este conjunto de iniciativas envolve múltiplos serviços do CHUSJ, múltiplas classes profissionais, parceiros e convidados externos, e pretende sensibilizar, relembrar, e suscitar partilha de experiências e discussão.

Todas as pessoas têm um papel a desempenhar na segurança da medicação.

Conheça, Verifique, Pergunte!