Projeto de Inteligência Artificial de Gastrenterologia recebe o Auxilliary Award

08 de Setembro de 2022
Miguel mascarenhas premios site 1 1024 550

Dando expressão ao desenvolvimento exponencial da investigação em Inteligência Artificial que o Serviço de Gastrenterologia tem vindo a privilegiar, o Gastrenterologista do Hospital de São João, Miguel Mascarenhas, venceu em Agosto de 2022 o Auxilliary Award do American College of Gastroenterology.

Este prémio foi atribuído aos 2 melhores trabalhos científicos do seu congresso anual, com o trabalho intitulado “Artificial Intelligence and High-Resolution Anoscopy: Automatic Identification of Anal Squamous Cell Carcinoma Precursors Using a Convolutional Neural Network”. A tecnologia pioneira para identificação de precursores de cancro anal em anoscopia de alta resolução, foi publicada como artigo original na revista indexada de referência em Coloproctologia, Techniques in Coloproctology.

Já em Abril de 2022, foi premiado com a distinção Best of ILC e Young Bursary Award da EASL (European Association for the Study of the Liver), com o trabalho intitulado “Deep learning for automatic diagnosis and morphologic characterisation of malignant biliary strictures using digital cholangioscopy: a pilot study”. Esta tecnologia, também pioneira à escala mundial para caracterização de estenoses biliares em colangioscopia digital, foi publicada como artigo original na revista indexada de referência em Endoscopia Digestiva, Gastrointestinal Endoscopy.

A variadíssima gama de procedimentos endoscópicos e a multifacetada expressão clínica da área digestiva, tem sido campo de extensa e promissora investigação no âmbito da Inteligência Artificial no Serviço de Gastrenterologia. O desenvolvimento praticado de múltiplas técnicas pioneiras com vasto potencial de aplicação clínica, tem merecido uniforme reconhecimento internacional.