Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

Heliporto do CHUSJ, uma realidade

12 de Setembro de 2022
Construcao heliporto site 1 1024 550

Decorre a bom ritmo a obra de construção do Heliporto do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) que está prevista ficar operacionalno primeiro trimestre de 2023.

Esta estrutura destina-se à operação de helicópteros de emergência médica, disponível 24 horas por dia, 365 dias/anos, estando a serconstruída em plataforma elevada, cumprindo com os mais exigentes padrões de segurança internacionais.

A qualidade dos acessos em emergência médica é um aspeto fundamental na capacidade e prontidão da resposta em circunstâncias nas quais o transporte por via aérea assume uma relevância estratégica. Diminuir os riscos associados às transferências de doentes, proporcionar uma maior disponibilidade das equipas médicas e reduzir os tempos de transporte, são alguns dos objetivos nacionais do projeto.

O investimento realizado representa um valor total de €1.700.000 e será cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, com o apoio da CCDR-N.

Na área que se situa por debaixo da estrutura será criado um hub de mobilidade vertical em urgência, no âmbito do 4LifeLab, com o apoio do CEiiA, que irá promover o desenvolvimento de tecnologia médica, no contexto da Zona Livre Tecnológica criada recentemente para a mobilidade aérea avançada em emergência médica.

Disponibilizamos ligação eletrónica para vídeo sobre o atual estado da obra de construção do Heliporto aqui.

Construção Heliporto CHUSJ