CHUSJ abre consulta farmacêutica de apoio às pessoas com patologia oncológica

11 de Novembro de 2022
Hdia site 1 1024 550

Os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) criaram uma consulta de apoio aos utentes oncológicos seguidos em ambulatório.

De acordo com Pedro Soares, diretor dos Serviços Farmacêuticos do CHUSJ, esta consulta tem como objetivo contribuir para a obtenção da máxima efetividade das novas terapêuticas oncológicas e para o seu uso racional, de modo a minimizar os riscos associados ao uso dos novos medicamentos e obter ganhos em saúde e qualidade de vida dos utentes."

Pedro Soares explica ainda que "embora haja uma perceção por parte dos utentes de que as novas terapias são mais seguras que os regimes clássicos de quimioterapia, estas encerram ainda muitas preocupações face aos fatores de risco presentes, tais como instruções complexas de administração, margens terapêuticas estreitas, potenciais efeitos adversos, interações medicamentosas e riscos de não adesão à terapêutica."

Com o desenvolvimento de novas terapias orais, nos últimos anos, e com o aumento de casos em seguimento, observa-se a necessidade dos sistemas de saúde repensarem estratégias terapêuticas. Tendo-se vindo a assistir a um aumento da qualidade de vida das pessoas com patologia oncológica e à diminuição da necessidade de deslocações para a realização de tratamentos no Hospital, importa reforçar a capacidade de acompanhamento dos doentes em ambulatório.