Plataforma de apoio à decisão clínica realizado com colaboração do São João é considerada melhor ideia 2022 pela Ordem dos Médicos

15 de Novembro de 2022
Apoio decisao clinica site 1 1024 550
A dioscope, plataforma de apoio à decisão médica que contou com o apoio do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) na realização de algoritmos, foi reconhecida como "Melhor ideia em Saúde" 2022 pela Ordem dos Médicos no seu congresso nacional que decorreu recentemente em Braga.

A equipa de Pediatria e Cirurgia Geral, lideradas por Rúben Rocha e Elisabete Barbosa (diretores de serviço das áreas em causa), apoiaram este projeto desde a sua génese, na criação dos primeiros algoritmos, abrindo portas para a implementação e difusão da plataforma a nível hospitalar.

Este projeto consiste na instalação de um chatbot, que funciona como um assistente médico virtual, que serve de apoio às unidades de saúde. O objetivo é “melhorar a eficácia dos serviços hospitalares, prevenir o erro médico e melhorar a articulação entre as várias especialidades. O assistente médico digital deve, assim, diminuir a sobrecarga dos profissionais de saúde na linha da frente e assinalar um progresso na segurança e atendimento aos utentes", explica Tomás Pessoa e Costa, Presidente da Dioscope.