Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

São João e i3S vencem Prémio na área das Neurociências com estudo inovador na cirurgia de Parkinson

21 de Novembro de 2022
S o jo o e i3s vencem pr mio na  rea das neuroci ncias com estudo inovador na cirurgia da doen a de parkinson 1 1024 550

O Prémio Mantero Belard - Santa Casa da Misericórdia Neurociências 2022, foi atribuído a uma investigação do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), em parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), dirigida ao estudo de estratégias para melhorar a eficácia da estimulação cerebral profunda em doença de Parkinson.

Nas palavras de Rui Vaz, diretor do Serviço de Neurocirurgia do CHUSJ, "este estudo tira partido de uma nova geração de neuroestimuladores com capacidade de registro de atividade neuronal nos pacientes implantados, tendo sido o CHUSJ o terceiro centro europeu e o primeiro em Portugal a utilizar esta nova tecnologia".

"Através de uma colaboração multidisciplinar, da continuidade do trabalho clínico e do alargamento do seu âmbito, foi desenhado e iniciado o projeto científico que é agora alvo da atribuição deste importante prémio. A equipa liderada por Paulo Aguiar (i3S), e por mim, a representar o CHUSJ, pode agora, com o financiamento atribuído, evoluir para um nível acrescido de profundidade, do qual seguramente resultarão benefícios para os doentes implantados com este sistema", explica Rui Vaz.

Os Prémios Santa Casa Neurociências, no valor de 200 mil euros, distinguem projetos na área das lesões vertebro-medulares (Prémio Melo e Castro) e doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento (Prémio Mantero Belard)".