Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

São João terá Centro de Ciência e Inovação em 2023

21 de Dezembro de 2022
Protocolo cci site 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário de São João terá um Centro de Ciência e Inovação, instalado num edifício contruído de raiz, onde serão centralizados ensaios clínicos com medicamentos inovadores em ambiente de ambulatório. Esta estrutura, que estará concluída no segundo semestre de 2023, irá otimizar as condições logísticas para a realização de ensaios clínicos, tornando o CHUSJ ainda mais competitivo na Europa para a captação de novos ensaios clínicos em áreas de elevada diferenciação.

“O CHUSJ, neste momento, tem 95 ensaios clínicos ativos. É possível, com pragmatismo e empenho, duplicar estes valores, com excelentes ganhos em saúde para os doentes, mas também para a instituição e para o país. É o momento certo para avançar, com o apoio generoso e inexcedível dos Mecenas do projeto”, destaca Maria João Baptista, diretora clínica do CHUSJ.

O futuro Centro de Ciência e Inovação do Centro Hospitalar Universitário de São João, orçado em mais de 200 mil euros, será construído através do mecenato da Super Bock, de Maria Fernanda Amorim, e do Grupo Fuste, bem como do apoio da sociedade de advogados TELLES. 

Os ensaios clínicos são o meio de transpor o resultado da mais avançada investigação biomédica laboratorial para a realidade clínica, permitindo testar novas formas de tratar ou prevenir doenças, frequentes e raras. 

Trata-se de uma atividade de grande inovação que utiliza produtos de elevado grau de maturidade na cadeia de investigação e desenvolvimento. Todos os processos são planeados, implementados, avaliados e auditados de forma rigorosa, de forma a minimizar os riscos gerados pela exposição humana ao produto experimental, maximizando simultaneamente a probabilidade de eficácia clínica.