Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

São João desenvolve protótipo de monitorização de dados vitais dos utentes em espera na Urgência

05 de Janeiro de 2023
S o jo o desenvolve prot tipo de monitoriza  o de dados vitais dos utentes em espera na urg ncia 1 1024 550
Médicos do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) e engenheiros do Instituto Superior Técnico associaram-se para desenvolver um projeto cujo objetivo é tornar o atendimento do Serviço de Urgência do CHUSJ mais seguro, através da monitorização, em tempo real, de sinais vitais no período de permanência no Hospital.

Trata-se do protótipo de uma pulseira que regista alguns sinais vitais (oxigenação do sangue e pulsação, para já) dos utentes, levando à emissão de alertas em caso de desvio dos valores normais. O protótipo poderá em breve abranger outras áreas clínicas e passar a registar mais dados clínicos.

"Desde a entrada das pessoas na urgência até serem observadas por um médico, existe um espaço temporal em que a informação disponível relativamente ao estado de saúde dos utentes é mais escassa. É esta população e este período de tempo que nos preocupa e que motivou o desenvolvimento deste projeto cujo objetivo é tornar a estada dos nossos utentes mais segura", afirma Nelson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do CHUSJ.

Este projeto resultou de uma parceria entre o Centro de Tecnologia e Inovação CEiiA, o Instituto Superior Técnico e o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ).