14º Congresso da Associação dos Médicos Auditores e Codificadores Clínicos

17 de Janeiro de 2023
14congresso amacc site 1 1024 550

Vai realizar-se no CHUSJ, nos dias 24 e 25 de fevereiro, o 14º Congresso da Associação dos Médicos Auditores e Codificadores Clínicos (AMACC).

É um congresso orientado para os médicos codificadores, dirigido também a gestores hospitalares, investigadores e a todos os interessados na classificação de doentes (utilizando a ICD-10), nos grupos de diagnósticos homogéneos (GDH), na avaliação da produção, na contratualização e no financiamento hospitalar.

A atividade de codificação clínica realiza-se em todos os hospitais de agudos do SNS e também em alguns hospitais privados. Foi iniciada em janeiro de 1989, utilizando o sistema de classificação ICD-9-CM e, desde janeiro de 2017, a ICD-10-CM e a ICD-10-PCS. Desta atividade resulta um acervo importante, a Base de Dados da Morbilidade Hospitalar (BDMH), que é objeto de estudo não apenas financeiro (tendo em vista o financiamento hospitalar) como, também, clínico e epidemiológico.

Os médicos codificadores necessitam de formação específica e devem respeitar as regras oficiais do sistema de classificação, de modo que os dados codificados sejam fiéis e representativos dos doentes tratados e possam ser comparados internacionalmente.

A AMACC é a associação nacional destes médicos codificadores que contam, desde há alguns anos, com uma Competência criada pela Ordem dos Médicos para esta atividade.

O congresso desta ano vai desenrolar-se no auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da FMUP e o programa (provisório) pode ser consultado em https://amacc.med.up.pt/14congresso.php.

Ainda há espaço para a apresentação de outros temas. Os codificadores que estejam interessados, poderão submeter as suas propostas através do e-mail amacc@med.up.pt até 10/02/2023.