Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

icone topo site (002)

São João e INEM desenvolvem sistema de partilha de informação para antecipar cuidados no Serviço de Urgência

09 de Março de 2023
S o jo o e inem desenvolvem sistema de partilha de informa  o para antecipar cuidados no servi o de urg ncia. 1 1024 550

São João e INEM desenvolveram um projeto único no país que permite que o Serviço de Urgência receba informações clínicas do doente, ainda antes de este chegar ao Hospital. Esta partilha de dados representa um ganho de tempo significativo, permitindo agilizar procedimentos e ajustar recursos, aquando da chegada do doente ao Hospital.

"Informações como antecedentes clínicos, medicação habitual, sinais vitais, resultados de electrocardiograma ou outras intervenções realizadas no momento, são partilhadas em tempo real pelos profissionais do INEM com os médicos do Serviço de Urgência para que estes preparem da forma mais adequada a receção do doente, acionando todas as equipas e meios clínicos necessários para a melhor assistência clínica. É, ainda, possível consultar o processo clínico eletrónico do doente e recolher outras informações relevantes para a orientação diagnóstica e terapêutica do doente", explica Nelson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva.

Depois de o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM definir o CHUSJ como o Hospital mais adequado para a ocorrência em causa, o sistema passa a partilhar informação, em tempo real, com o Serviço de Urgência do CHUSJ para que este se possa preparar, articulando todos os recursos humanos e materiaispara receber o utente e prestar-lhe a melhor e mais célere assistência (por exemplo, no caso de um enfarte agudo do miocárdio, o utente é referenciado para um Hospital com Hemodinâmica de maneira a ser intervencionado imediatamente, aumentando o sucesso da intervenção).

O mesmo se passa em caso de doentes com AVC, Sépsis, trauma grave, ou outras situações clínicas que justifiquem a ativação de equipas específicas ou por exemplo de blocos operatórios, que são preparados antes da chegada do utente.

De acordo com Filipe Macedo, diretor do Serviço de Cardiologia do CHUSJ, "Em caso de suspeita de enfarte ou de AVC, é essencial ligar 112 de forma a que o utente seja referenciado corretamente e lhe seja proporcionada a melhor assistência clínica. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e, neste contexto, este sistema faz a diferença na medida em que a celeridade do tratamento é essencial para o sucesso da intervenção.

Por outro lado, este sistema permite uma maior humanização dos cuidados, uma vez que, assim chegado ao Serviço de Urgência, o utente é logo tratado pelo próprio nome. Sem o conhecer, a equipa do Serviço de Urgência do CHUSJ já sabe quem é o utente acabado de chegar, como se chama, que idade e que antecedentes clínicos tem, entre outros.

S o jo o e inem 1 1024 2500
S o jo o e inem desenvolvem sistema de partilha de informa  o para antecipar cuidados no servi o de urg ncia. 1 1024 2500