AVC é doença prevenível mas está em risco de aumento significativo na próxima geração

18 de Maio de 2023
Dia europeu para a consciencializa  o para o avc site 1 1024 550

Por ocasião da comemoração do Dia Europeu da Consciencialização para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Grupo de Doença Vascular Cerebral do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) recorda que o AVC é uma patologia que provoca uma deficiência súbita de uma função cerebral e de uma parte do corpo e é a doença neurológica mais prevenível, embora se estime que o número de pessoas com AVC venha a aumentar cerca de 26% na próxima geração.

Existem 5 regras para prevenir o AVC, são elas tratar a tensão alta, não fumar, tratar níveis de colesterol e glicemia elevados bem como a doença carotídea e do coração, alimentar-se saudavelmente e manter atividade física regular.

Os sinais de alerta para ligar o 112 são a perturbação súbita da fala, desvio súbito da face e a falta de força num dos braços. O INEM-112 encaminhará a pessoa com suspeita de AVC para o hospital adequado mais próximo, para o tratar o mais cedo possível.

"Apenas nas primeiras horas após o início dos sintomas se podem aplicar tratamentos de revascularização que muitas vezes revertem a deficiência causada pelo AVC, que de outra forma pode tornar-se definitiva", explica Elsa Azevedo, do Serviço de Neurologia do CHUSJ.

O CHUSJ interna, por ano, cerca de 1500 doentes com AVC, dos quais, cerca de 1200 com AVC isquémico, fazendo tratamentos de revascularização em cerca de 20% destes, para tentar reabrir a artéria obstruída. Em Portugal são internados nos hospitais públicos cerca de 28 mil pessoas com AVC por ano e a mortalidade anual por doenças cerebrovasculares tem rondado os cerca de 11 mil casos.

Na Europa, estima-se que, anualmente, mais de um milhão de pessoas sejam atingidas por um acidente vascular cerebral (AVC) e 460 mil morram como resultado de um AVC. Na Europa, ainda, quase 10 milhões de pessoas são sobreviventes de AVC, grande parte com sequelas permanentes.