Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Primeira cirurgia de reatribuição sexual de feminino para masculino realizada no São João

02 de Junho de 2016
Equipa que realizou a cirurgia de reatribui  o sexual do g nero feminino para masculino site 1 1024 550
O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) realizou pela primeira vez, uma cirurgia de reatribuição sexual de feminino para masculino.

Para a realização desta cirurgia foram envolvidas quatro equipas constituídas por profissionais de saúde especializados em várias áreas como sendo a cirurgia plástica reconstrutiva e estética, a ginecologia e a urologia. O utente em causa é seguido na Consulta de Medicina Sexual de Clínica de Saúde Mental e Psiquiatria do CHSJ e já tinha sido efetuada a mastectomia bilateral (remoção do tecido mamário das duas mamas) e histerectomia com anexotomia (remoção do útero).

Nas palavras de Álvaro Silva, diretor do Serviço de Cirurgia Plástica do CHSJ: “Enquanto se realizava a faloplastia (construção do pénis) com retalho livre antebraquial radial esquerdo pela equipa de cirurgia plástica, o grupo de profissionais especializados em Ginecologia realizou a vaginectomia (remoção da vagina) a que se seguiu o alongamento da uretra e cistostomia (colocação do cateter urinário na bexiga) realizado por um urologista, bem como a construção do escroto (bolsa testicular) por um cirurgião plástico.”

A equipa de Cirurgia Plástica trabalhou em conjunto na finalização da cirurgia que consiste na preparação dos vasos e nervos para a transferência do falo e respetivas anastomoses.

“Esta cirurgia multidisciplinar só foi possível com a preciosa colaboração dos três serviços já referidos, mas também do serviço de anestesia que manteve o utente anestesiado durante as 12 horas da cirurgia, bem como toda a equipa de enfermagem do bloco operatório”, afirma Álvaro Silva.

O Cirurgião plástico acrescenta que “o sucesso desta cirurgia deveu-se de forma significativa o investimento feito pelo CHSJ, na formação dos médicos internos de cirurgia plástica em centro de referência internacional na cirurgia de reatribuição sexual.