Excelência clínica transforma equipa multidisciplinar de Epilepsia do CHSJ em Centro de Referência

15 de Novembro de 2016
Cr epilepsiarefrataria site 1 1024 550
Bons resultados clínicos, a competência dos recursos humanos envolvidos, a sofisticação dos recursos técnicos existentes e a interação com outros centros de referência nacionais e internacionais foram os fatores decisivos para que a Equipa multidisciplinar de Epilepsia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) se tornasse no Centro de Referência (CR) nacional da especialidade.

“As primeiras cirurgias iniciaram-se em 2010, com doentes investigados noutro Hospital e a partir de 2011 começaram a ser feitas regularmente no Hospital. Assim, em 2015, já com cerca de 50 doentes operados e com resultados positivos, decidimos candidatar-nos a centro de referência tendo a candidatura sido aceite. A existência de uma unidade de monitorização que permite avaliar doentes durante 5 dias com presença de técnico nas 24 horas, que testa o doente sempre que surge uma crise, é uma grande mais-valia para aumento de qualidade do serviço que prestamos”, conta Dílio Alves, coordenador do CR.

Segundo o responsável, o Centro de Referência (CR) de Epilepsia Refratária do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) dispõe de todos os recursos necessários para tratamento médico e cirúrgico da epilepsia, cumprindo os padrões de excelência definidos em termos nacionais e internacionais. “O CHSJ é dotado de um conjunto de recursos humanos, estruturas e equipamentos de elevado nível técnico e científicos que é difícil encontrar concentrados numa só Instituição”, afirma Dílio Alves.

“Em 2011, foi decidido criar um grupo multidisciplinar de epilepsia com reuniões semanais que faz a coordenação do trabalho e a discussão de todos os doentes propostos para cirurgia para controlo da epilepsia. Nestas reuniões surgem muitos pormenores que só a análise em grupo permite detetar”, explica o médico.

Neste momento o centro iniciou um processo de acreditação de qualidade que irá contribuir para uma melhoria de funcionamento. “Está proposta a instalação da UME nas novas instalações do serviço de neurologia quando essa obra se concretizar. Está proposto o aumento de UME de uma para duas camas, no imediato e mais à medida que vá sendo necessário. Será ainda necessário um aumento do quadro de pessoal proporcional a esse aumento. A breve prazo, será iniciada a colocação de estimuladores do nervo vago e a colocação de elétrodos intracerebrais para registo de stereo-EEG”, projeta o responsável.

Como prova do seu domínio do Estado da Arte, os elementos do CR são frequentemente convidados para participarem em múltiplos júris de provas académicas incluindo doutoramentos e mestrados, assim como em júris de graduação de várias categorias. Programas de investigação, parcerias com centros de investigação nacionais, europeus e ou internacionais, atividades em grupos de trabalho para elaboração de recomendações, banco de tecidos (e tumores - retirar), artigos científicos e capítulos de livros, contam de forma recorrente com a participação de colaboradores deste CR.

Baseado nas normas de orientação da National Association of Epilepsy Centers (NAEC) - Guidelines for Essential Services, Personnel, and Facilities in Specialized Epilepsy Centers, o Centro de Referência é constituído por elementos integrados nos serviços de Neurologia (onde está integrada a Unidade de Neurofisiologia), Neurocirurgia, Neurorradiologia, Unidade de Cuidados Intensivos de Neurocríticos e Medicina Nuclear.

Para além destas parcerias, o CR conta ainda com a preciosa colaboração da Faculdade de Medicina e de Engenharia da Universidade do Porto (FMUP e FEUP), no que diz respeito a colaborações no âmbito da investigação e parcerias.