Centro de Referência de Transplante Renal-Adultos: mais de 30 anos de experiência espelhados na satisfação dos utentes

10 de Janeiro de 2017
Cr transplanterenal site 1 1024 550

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) criou sinergias no seio daquele que tem sido sucessivamente considerado o melhor hospital do país com o intuito de criar um Centro de Referência (CR) para a área de Transplante de Rim-Adultos.

Passados 30 anos após o início da atividade de transplantação no CHSJ, este realiza atualmente, com sucesso e com o empenho de profissionais e recursos técnicos de excelência, mais de 50 transplantes renais por ano e tornou-se um centro incontornável nesta área.

Segundo Manuel Pestana, diretor do programa de transplantes renais e do Serviço de Nefrologia do CHSJ, várias características deste CR são expressão das competências clínicas, científicas e tecnológicas que demonstram a diferenciação e a excelência da sua prática, tendo em conta padrões nacionais e internacionais.

“Aos bons resultados clínicos dos mais de 30 anos de atividade, associa-se o progressivo crescimento do transplante renal de dador vivo, o arranque do transplante renal com dador em assistolia e a participação no programa nacional de doação cruzada.

Para além de possuir uma equipa multidisciplinar experiente e altamente qualificada na sua área de atuação, profissional e cientificamente, incluindo cirurgiões, nefrologistas, infecciologistas, anestesistas, intensivistas, imagiologistas, imuno-hemoterapeutas e anatomo-patologistas, o Centro de Referência de Transplante Renal em adultos conta com estruturas e equipamentos altamente especializados e concentrados.

Esta unidade presta serviços e cuidados de acordo com os mais elevados padrões da qualidade, em conformidade com a evidência clínica disponível e com as normas clínicas nacionais e internacionais em vigor e dispõe ao mesmo tempo que dispõe de capacidade de resposta permanente, a situações de urgência.

Para além das suas competências clínicas, as competências do CR nas áreas do ensino, formação e investigação, constituem-se como agente da inovação, nomeadamente na transferência ao tecido produtivo dos resultados, o que é facilitado pela integração dos seus membros em grupos de investigação com avaliação independente, reconhecida pelas entidades oficiais e pela articulação com a Faculdade de Medicina da Universidade de Porto (FMUP).

Estando integrado no CHSJ, dispõe de todos os recursos, unidades e serviços específicos, necessários para a prestação de cuidados aos doentes na área de transplante renal – adultos”, afirma Manuel Pestana.

Um estudo sobre a satisfação dos utentes internados revelou que em 2014 e até o 2º trimestre de 2015 “a satisfação dos utentes relativamente à atenção dedicada pelos profissionais de saúde, foi reconhecida”. Foram avaliados critérios tais como o respeito pela privacidade, o respeito pela confidencialidade da informação do utente e a disponibilidade da equipa de saúde. De acordo com o relatório do estudo, a satisfação, no geral, rondou os 90%, e todos os critérios registaram um aumento progressivo de satisfação.